sábado, 16 de novembro de 2013

ALCAÇUZ - PLANTA ANTIBIOTICA



 Guarda, 16/11/2013

PLANTAS MEDICINAIS ANTIBIÓTICAS
ALCAÇUZ (Glycyrrhiza glabra)

Família: Leguminosas
Parte usada: A raiz
Colheita: Normalmente efectuada num contexto industrial. Ainda que raro, pode ser encontrado no seu estado silvestre na América do Norte ou na Europa Ocidental. A raiz desta planta é normalmente colhida no início da Primavera ou no Outono, quando as folhas começam a cair.
Acção: Antioxidante, antidiurética, antiespasmódica, antiulcérica, anti-inflamatória, anti-hepatócita, anti malárica, anti hiperglicémica, relaxante muscular suave, imune-estimulante (estimulação da produção de glicoproteínas, aumento da formação de anticorpos, estimulação da fagocitose, combate à ansiedade, tonificação renal, estimulação do Timo), inibição de tumores, inibição de radicais livres, protecção contra os efeitos da exposição a radiações, laxante suave expectorante, calmante, regulador da imunidade, redução das secreções gástricas, estimulação das secreções pancreáticas.
Activo contra: Malária, tuberculose, bacillus subtilis, estafilococos dourados, estreptecocos sobrinus, s. multans, salmonela thyfimurium, eschericia coli, candida albicans, vibro cholera, trichofhyton mentagrofhytes, t. rubrum, toxocara canis.

Preparação e dosagem
Usado como chá, em capsulas, como tintura.
Tintura: Raízes secas, 1 parte para 5 de álcool a 50% 30 a 60 gotas até 3 vezes ao dia.
Chá: De ½ a 1 colher de chá (2 a 5 ml) de raiz moída, em 237 ml de água. Ferver em lume brando durante 15 minutos e coar. Beber apenas 3 chávenas por dia.
Cápsulas: 2 a 8 cápsulas por dia.

Efeitos secundários e contra indicações
Muitos. Devido às muitas potencialidades do Alcaçuz, muita gente usa-o em excesso, o que acarreta por vezes sérios efeitos secundários.
Doses excessivas ou elevadas poderão provocar poderão provocar graves carências de potássio (Hipo caliemia), hipertensão, diminuição dos níveis de plasma renal e de aldosterona, edemas e, em doses extremas diminuição da dimensão do Timo e do número de células do sangue. Devido à forte actividade estrogénica do alcaçuz, também pode provocar o crescimento mamário no homem, especialmente quando combinado com outras ervas estrogénicas. Felizmente, todas estas situações tendem a desaparecer num prazo de 2 a 4 semanas a partir do momento em que cessa a ingestão de alcaçuz. No entanto, deve-se ter cuidado na duração e na potência das dosagens. O alcaçuz é também contra indicado em situações de hipertensão, Hipo caliemia, gravidez e híper-natremia e para pessoas que prossigam uma terapia com estrogénios ou corticóides. Daniel Mowrey, na obra Herbal tonic Therapies (wings books, 1993), sugere que os efeitos secundários do alcaçuz são todos eles atribuídos ao uso de extractos de alcaçuz, e não ao da planta integral (isto é, a raiz moída), tomada em cápsulas.
As situações relativas aos efeitos secundários mencionados dizem particularmente respeito ao alcaçuz cristalizado ou a extractos. Mowrey comenta que esta propensão do alcaçuz para provocar efeitos secundários quando da utilização de extractos, deverá incentivar o recurso à planta integral, que contém muitas vezes outros componentes que anulam os efeitos secundários dos constituintes extraídos.

Fonte: Stephen Harrod Buhner

José Cariano
Geobiologo

1 comentário: