sábado, 9 de novembro de 2013

ANTIBIÓTICOS NATURAIS

Guarda, 9/11/2013

Antibióticos naturais, como vos tinha prometido num artigo escrito no dia 31/10/2013, hoje vou falar sobre a Acácia (mimosa), há muita variedade de acácias, Acácia dealbata, Acácia polyacantha, Acácia antelmintica e muitas outras, todas elas, os seus princípios activos são idênticos.

Família: A Acácia pertence à família das mimosódeas (leguminosas).

Partes usadas:  Todas as partes da planta, flores, resina, casca, folhas, vagens, hastes, frutos, espinhos, raiz e casca da raiz.

Colheita: As partes da planta podem ser apanhadas em qualquer altura do ano apropriada para o efeito:As vagens quando verdes, as flores na altura do desabrochamento. As raízes devem ser cortadas em pequenos pedaços e lavadas antes de serem secas. Para a recolha da seiva ou resina, quebrando-se previamente os galhos, recolhendo a resina passados alguns dias  (ou, mais tradicionalmente, entalhando uma linha na parte inferior da casca com um machado afiado e recolhendo depois a resina assim que esta se tenha formado e acumulado). Se for bem seca, a planta colhida durará muito tempo, sendo aconselhável guarda.la em sacos duplos de plástico e armazená-la num local  escuro e que não esteja em contacto com o solo.

Acção: Anti-malárica, adstringente, anti-bacteriana, anti-microbiana, hemostática, vermifuga antifúngica, antimucosa, (raiz e resina), anti-inflamatória, sedativa (flores e folhas).

Activa contra: Estafilococos dourados, pseudomonas aeruginosa, salmonela, malária, sigella dysentheriae, escherichia coli, proteus mirabilis, neisseria gonorrhoneae.

Preparação e dosagem

A acácia é geralmente ingerida como chá, infusão ou pó.

Chá: Para uma decocção forte,insira 28 gr de acácia em 475ml de água; deixe ferver entre 15 e 30 minutos. Deixe repousar durante anoite e coe.
As folhas, caules e vagens devem ser ingeridos em pó. Para tratamento contra a shigella, malária disenteria ou diarreia, beba de 3 a 12 chávenas por dia. Esta decocção exerce simultâneamente efeitos anti-microbianos e anti inflamatórios.
Use as flores e as folhas em chá para inflamações da região gastro intestinal. O chá das flores é sedativo.
Use as raízes, depois de reduzidas a mucilagem,  para fazer chá, que é anti bacteriano e anti-inflamatório. Útil para aliviar as infecções da região gastro intestinal (incluindo boca e garganta), na medida em que protege, alivia as dores, reduz as inflamações e ataca as infecções microbianas.

Lavagens: Use chá de folhas, caules e vagens para lavar feridas recentes ou infectadas.
Use as vagens para produzir uma loção, com que se deverão lavar os olhos em caso de conjuntivite. Junte 5 ou 6 vagens levemente esmagadas em 475 ml de água, deixe ferver, pague o lume  e deixe em infusão até atingir a temperatura do corpo.

Pó: Folhas, caules, vagens, casca ou espinhos em pó poderão ser usados em infecções fungicas  e em feridas infectadas, bem como para estancar o sangue de uma ferida e para evitar subsequentes infecções.

Preparação da resina: Combine uma parte de resina de acácia com três partes de água destilada. Coloque numa garrafa agite de vez em quando e deixe dissolver; coloque-a no frigorifico (transforma-se numa substância viscosa). 
Dosagem: 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 ml ), com a frequência necessária; adequada para infecções dolorosas da região intestinal, da boca ao ânus. Especialmente usada para combater inflamações agudas da garganta, úlceras da boca ou disenteria, eliminando as consequentes dores na região gastro  intestinal. Esta solução irá revestir e suavizar os tecidos, exercendo uma acção anti microbiana.

Efeitos secundários e contra indicações

Nenhuns.

Alternativas à Acácia

Alfarroba (prosopis julifera, prosopis pubescens), uma planta aparentemente semelhante mas com uma expansão muito mais vasta, que pode ser usada de forma idêntica: a mesma preparação, a mesma dosagem, os mesmos resultados.


Fonte: Stephen Harrod Buhner


Sem comentários:

Enviar um comentário