segunda-feira, 31 de março de 2014

FITOTERAPIA



FITOTERAPIA

Guarda, 30 de Março de 2014

IRRITAÇÃO DO APÊNDICE
“Quando se tem o apêndice irritado, deveríamos fazer uma infusão das folhas frescas da amora, se assim o fizéssemos, jamais haveria irritação do apêndice”. Essa frase foi dita pelo médico que atendia a nossa família na minha infância, veio-me à lembrança quando um dia o meu filho de sete anos estava pálido e com dores na região do apêndice. Chamei o médico, mas em seguida preparei uma infusão de folhas de amoras. Enquanto o meu filho bebia o chá, as cores voltaram ao seu rosto. O médico já não podia constatar nenhuma irritação no apêndice.

LACRIMEJAR EXCESSIVO
Para combater esse mal tão desagradável, deve misturar 10 gramas de Eufrásia, 10 gramas de Valeriana, 15 gramas de raiz de Cardo santo, 10 gramas de flores de Lilás, 15 gramas de Alquemila, 20 gramas de Camomila, e 10 gramas de Arruda. Todas estas plantas são cortadas em pequenos pedaços, e misturam-se todas. Para cada meio litros de água, adicionar 15 gramas desta mistura de ervas, deixam-se a demolhar durante a noite. No dia seguinte pela manhã, leva-se ao fogo e deixa-se estar até levantar fervura. Depois mexes tudo, retira do fogo e deixa repousar três minutos. Deixa-se arrefecer um pouco, embeber uma gaze ou um pano macio e limpo nesse chá e aplicar sobre os olhos, estes devem de estar fechados. Deixar actuar durante meia hora e repetir várias vezes. Depois tapar os olhos com um pano macio e seco e repousar.

LESÕES DA ESPINHA DORSAL
Para as lesões da espinha dorsal deve fazer-se uma pomada de erva de pato. Obtêm-se resultados extraordinários. Para se fazer esta pomada, colhe-se a erva de pato fresca, em seguida, coloca a banha de porco, mas a banha de porco são aquelas bandas de banha interior do porco e se possível de um animal tratado biologicamente, corta-se a banha aos quadradinhos e coloca-se dentro da frigideira, depois de estar derretida, coloca-se a erva de pato cortada também bocadinhos juntamente com a banha, deixa-se fritar um pouco em lume brando, cerca de 5 minutos, retira-se, e deixa repousar de um dia para o outro, no dia seguinte leva-se novamente ao lume para derreter, depois de derretida, côa-se com um pano fino, ou com um coador, colocando um filtro de café, em seguida deita-se essa gordura em frascos previamente limpos e esterilizados deixa arrefer e só depois é que serra o frasco.
Como se utiliza a pomada: Com essa pomada deve massagear a coluna toda, ou a parte lesionada, sempre massageando de baixo para cima junto à coluna vertebral. É muito importante fazer também fricções com extracto de Aquilea e de raiz de Confrei assim como banhos completos de Tomilho e Aquilea.
Esta receita é de autoria de Maria Treben.

José cariano
Geobiologo
wjjak@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário